Pages

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Candidatos da “terra” foram os preferidos do eleitor mossoroense para deputado federal e estadual



Na eleição deste ano o eleitor mossoroense optou por votar em candidatos conterrâneos para as disputas proporcionais.
Para deputado estadual 137 candidatos foram votados, sendo nove deles de Mossoró. Ao todo os postulantes a uma vaga na Assembleia Legislativa totalizaram 83.573 votos. Deste total 58.941 sufrágios foram pela ordem para Leonardo Nogueira (DEM), Larissa Rosado (PSB) e Chico da Prefeitura (DEM), considerado a grande surpresa. Sendo que o primeiro teve a votação reduzida em 5 mil votos  num comparativo com 2006, enquanto os outros dois cresceram, respectivamente, 5 mil e 10 mil votos.
Já os candidatos com base política em outras áreas do Estado conquistaram a preferência de 24.077 eleitores. O mais votado entre eles foi o deputado estadual Antônio Jácome (PMN), que foi sufragado por 3.476 eleitores.
A outra parcela do eleitorado que não compareceu às urnas ou votou em branco ou nulo somou 50.773. Esse número seria suficiente para eleger o terceiro deputado mais votado no Estado.
Já na disputa para deputado federal foram 56.077 para os três políticos com base em Mossoró, que entraram na disputa. São eles: Betinho Rosado (DEM), Sandra Rosado (PSB) e Francisco Assis (PT). Outros 63 candidatos votados no município somaram 45.803 votos. Os sufrágios válidos totalizaram 101.880.
Os eleitores que faltaram à votação ou que preferiram votar branco ou nulo somaram 57.040. Votação superior à do vereador por Natal Paulo Wagner (PV), o menos votado entre os oito deputados federais eleitos pelo Rio Grande do Norte este ano.
fonte: o mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário