Pages

terça-feira, 25 de maio de 2010

Secretaria de agricultura apóia a criação de uma nova associação no vale


Uma das características fundamental do vale é o poder de organização dos agricultores que formam uma rede social de organizada, que tem uma grande importância no momento para vencer a crise do arroz, talvez uma das piores dos últimos anos, onde o preço do produto chegou a menos de R$ 55,00 alqueires, a forma de comercialização do arroz é da seguinte maneira, um alqueire são 115 kg in natura, quando feito o beneficiamento mais ou menos 80 kg cereal, dependendo da qualidade do produto, por isso, é importante o investimento no melhoramento da semente.


A CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento, no momento, só poderia fazer a comercialização, através das associações, onde produto comprado é doado para: escolas, entidade filantrópica. Geralmente a CONAB tem um limite de valor por associação, então só foi possível movimentar mais de um milhão, devido a participação de várias entidades. Hoje são 21 associações e uma associação dos produtores de arroz no vale do Apodi.

Domingo, 23 de maio, as 9:00h aconteceu uma reunião na comunidade do Sitio Rio Novo, com objetivo dos moradores fundar uma associação, foi escolhida uma comissão provisória, com os seguintes nomes, Jerson Gomes de Oliveira, Raimundo José de Morais Filho, Vanci Duarte de Morais e Maria Marluci Gurgel do Rosário. Para organizar um projeto de estatuto e convocar uma assembléia, com a seguinte pauta: a provação do estatuto, escolha da diretoria, ata de fundação e depois fazer o registro para validar a entidade.

Estamos confiantes que a nova associação seja criada e sirva de exemplo como luta e organização, na defesa dos trabalhadores e contribuindo para o melhoramento da qualidade de vida do povo daquela região.
fonte: Eron Costa
Secretario de Agricultura de Apodi

Nenhum comentário:

Postar um comentário