Pages

terça-feira, 7 de junho de 2011

Dono de terreno com poço da Caern proíbe acesso e deixa usuários sem água


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está impossibilitada de captar água no subsolo de um terreno no município de Severiano Melo, distante 357 km de Natal. O problema é porque o proprietário do local, onde foi perfurado um poço tubular proibiu a companhia exigindo o pagamento imediato superior a R$ 100 mil. Com isso, cerca de 6.700 habitantes residentes no município estão sem abastecimento de água.

O fato aconteceu no início da semana passada e a empresa vem abastecendo os moradores com carros-pipa. A Caern comunicou-se com o Ministério Público e com a Prefeitura de Apodi, onde está localizado o poço, para colaborarem com as negociações.

O assessor jurídico, Daniel Lyra, lamentou o ocorrido e disse que a água pertence ao Estado, e a área pode ser desapropriada para fins de uso comum da população. Daniel lembrou também que a Caern perfurou três poços no terreno, há vários anos, com permissão do mesmo proprietário e vinha utilizando apenas um que apresentou problemas recentemente. Quando a empresa desativou o primeiro foi utilizar o poço reserva, enfrentou a reação do proprietário.

Segundo informações do gestor regional Djalma Viana, o poço que a Caern pretende ativar tem uma vazão de 80 mil litros de água por hora, para atender a sede do município de Severiano Melo mais as comunidades de Condado, Melancias, Vila Boa Vista, Terral, Condado 1 e 2, Ipueira, São Silvestre e Vila Dourados. Djalma disse que contratou três carros-pipa para atender a cidade, de casa em casa, e mais as comunidades rurais.

Um comentário:

  1. Vocês sabem se informar por que Fábio Soares só fala da Governadora em seu programa? Será que foi por que a Governadora não alugou mais a sua casa para sede da DIRED?

    ResponderExcluir