Pages

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Apodi poderá ganhar Delegacia Regional de Polícia Civil


O município de Apodi no Médio Oeste poderá ganhar uma Delegacia Regional de Policia Civil. Essa é a expectativa das autoridades apodiense que defendem o importante benefício para reforçar a segurança da segunda maior cidade em população da região Oeste potiguar. A Polícia Civil se instalou nas terras apodienses entre os anos de 1998 e 1999 desde sua criação dispõe apenas de um delegado e um escrivão, o resto do contingente é formado por policiais militares cedidos aos quadros da Polícia Civil pelo 2º Batalhão de Polícia Militar de Mossoró.

Atualmente a Delegacia de Apodi é “Municipal”, mas termina exercendo a função de Delegacia Regional, pois além de Apodi, atende aos municípios de Felipe Guerra, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo, Itaú. Todo o trabalho é feito apenas por um delegado e um escrivão. Com a chegada da Delegacia Regional, aumentaria o número de agentes, escrivães, delegados, viaturas e armamento, garantindo assim mais segurança e tranquilidade para a população das cinco cidades que compõem a área da Comarca de Apodi composta por 57.590 habitantes e uma área geográfica de 2.317 km. Sendo que Apodi ainda faz fronteira com o temido Vale do Jaguaribe no vizinho estado do Ceará.

A falta de uma Delegacia Regional tem atrasado e prejudicado os atendimentos as populações desses municípios, pois humanamente é impossível que apenas um delegado seja capaz de atender toda a demanda e com isso vários crimes deixam de ser investigados. As estruturas da Delegacia de Apodi já comprometem os serviços, haja vista no prédio funcionar também o Centro de Detenção Provisória (CDP) com vários Agentes Penitenciários e quase 30 presos aguardando decisões judiciais. Na região, municípios como Patu, Pau dos Ferros, Alexandria, já dispõe de Delegacias Regionais. A Delegacia Municipal de Polícia Civil de Apodi é jurisdicionada a regional de Mossoró.

De acordo com o escrivão da Delegacia de Polícia de Apodi, José Luiz, mensalmente é registrado cerca de 150 ocorrências e 12 Inquéritos Policiais encaminhados a justiça, isso somente da cidade de Apodi, fora as demais da região. O bacharel, Claiton Pinho é o titular da DP de Apodi e vem realizando excelente trabalho junto à comunidade apodiense. 

Se a transformação da Delegacia Municipal de Apodi para Regional, depender somente de contingente, esse não será problema para o Governo do Estado via Secretaria de Segurança e Delegacia Geral de Polícia Civil do Rio Grande do Norte. É que recentemente aconteceu à solenidade de encerramento do curso de formação das novas turmas de agentes, escrivães e delegados da Polícia Civil que terá o seu efetivo aumentado em 40%. O Secretário de Segurança e Defesa Social do Estado, Cristovam Praxedes, durante seu pronunciamento, falou sobre a importância da formação dessa nova turma de policiais, destacando o papel de cada um terá na segurança pública, utilizando como principal arma, a honestidade.

Segundo, "o Delegado Geral da Polícia Civil, Elias Nobre, desde a criação da Polícia civil no Rio Grande do Norte em 1982, nunca havia ocorrido um número tão grande de convocações dentro da Polícia, o que representa um aumento de 40% do efetivo atual". Além disso, Elias Nobre ressaltou a expansão das atividades da PC para mais de 40 cidades-sedes de comarca do judiciário, aumentando de 25 para 65 locais, bem como a criação de três Delegacias Regionais, duas Delegacias de Plantão e mais uma Delegacia de Homicídio, localizada na cidade de Mossoró.

O deputado estadual, Gustavo Carvalho (PSB) defende que a cidade de Apodi venha ser contemplada com uma Delegacia Regional de Polícia Civil. O parlamentar já chegou a apresentar proposta na Assembleia Legislativa com esse objetivo e agora se associa aos apodienses nessa luta.


Com informações do jornal O Vale do Apodi

Nenhum comentário:

Postar um comentário