FOTO: CARLOS COSTA | ||
Em Mossoró e cidades da região, o período chuvoso acontece durante os meses de fevereiro a maio, sendo mais intenso nos meses de março e abril. O mês de janeiro é conhecido como período de pré-estação, ou seja, o período de preparação para a temporada de chuvas. A tarde de ontem apresentou céu escuro, com chuvas rápidas, trovoadas e muitas nuvens.
Mossoró já havia registrado outras chuvas atípicas no mês de dezembro. Após alguns dias com clima mais ameno, o calor e o sol forte voltaram a figurar no cenário local.
De acordo com o meteorologista José Espínola Sobrinho, professor e pesquisador da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), o mês de janeiro será marcado por outros dias assim. A população deve estar preparada para a inconstância do clima nos próximos dias.
O meteorologista disse que neste período esses acontecimentos se tornaram mais constantes, pois "a atmosfera está mudando, então serão comuns o tempo nublado, as chuvas rápidas e a baixa umidade do ar", declarou Espínola.
Entretanto, ainda não é o momento das grandes chuvas. Espínola explicou como se dá esta fase de transição: "o clima não pode mudar do dia pra noite, esse processo é paulatino, é uma mudança gradativa, lenta, que vai preparando a atmosfera".
Outras cidades da região e do Estado também apresentaram clima diferenciado. Foi o caso da capital potiguar, onde o dia foi chuvoso.
jornal de fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário