Pages

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Menino que se engasgou com caroço de pitomba morre na UTI

O menino que havia se engasgado com um caroço de pitomba na quarta-feira (16) na zona Norte de Natal morreu neste domingo (20) na UTI do Hospital Antônio Prudente. Matheus Brito da Silva tinha 3 anos e teve uma parada cardiorespiratória apos se engasgar. Ainda não foram informados o local e o horário do sepultamento de Matheus.

Na sexta-feira (18), em entrevista à TRIBUNA DO NORTE a enfermeira do SAMU Uilma Dantas, que prestou atendimento de urgência em Matheus poucos minutos após o engasgo, disse que o incidente provocou consideráveis danos neurológicos. “A palavra final será dada pelo neurologista amanhã (sábado), mas já é possível prever que a morte encefálica será confirmada”, disse. Geane de Brito, 32 mãe do garotinho afirmou que o médico que atende à criança disse a ela que o filho não tem chances de melhora. “De 100%, o médico disse que meu filho tem zero”, chorava compulsivamente.

Geane contou que era 13h30 da quarta-feira, quando saiu de casa, na avenida João Medeiros Filho para comprar um carregador de celular. A criança ficou com a avó, logo depois, no fundo do quintal de casa, Matheus ganhou de um amiguinho uma pitomba. Após colocar na boca se engasgou. “Meu irmão e um vizinho,  pegaram meu filho, colocaram no carro e seguiram para o hospital, no meio do caminho encontraram uma ambulância do Samu e pediram socorro”, contou Geane.

A mulher disse que o irmão e o vizinho estavam sem camisa e, segundo orientação dos socorristas do Samu não poderiam seguir com eles na ambulância. “Neste momento iniciaram massagens na criança. Matheus estava vivo e ainda falou com meu irmão. Dizia: tio, tio. Deitaram ele na maca e logo depois ele começou a se entortar”. De acordo com a versão de Geane, foram os socorristas do Samu que acionaram a ambulância com a UTI.

O garotinho é o mais novo dos quatro filhos da empregada doméstica.  Geane trabalha, de segunda a sábado, das 8h às 17h em uma casa de família e pelo serviço  recebe um salário de R$ 510. “Minha mãe é quem nos ajuda com a aposentadoria. Agora minha vida acabou. Eu quero justiça. Matheus está na UTI todo enfaixado e com  os olhinhos tampados. Os olhos dele secaram. E ele não reage a nenhum estímulo, nem quando converso com ele”.

O Samu encaminhou a criança para a UPA do Pajuçara. Lá, Matheus foi levado para a chamada “Sala Vermelha”, onde existem equipamentos para estabilizar o paciente, porém, não é uma UTI. Matheus que necessitava, urgentemente, de ser transferido para uma UTI  ainda passou muito tempo até conseguir a transferência. “Ele foi muito bem atendido na UPA”.
FonteTRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário