Pages

quarta-feira, 28 de julho de 2010

A realidade do TRÂNSITO apodiense!


Capitão Carvalho

Apodi
- Já se passaram pouco mais de oito mêses desde o início da fiscalização do trânsito de nossa cidade, policiais militares da 3ª CIA sob o comando do capitão Carvalho iniciaram uma campanha de educação e orientação no sentido de melhorar a situação do trânsito, um problema grave que matava e deixava sequelas por onde passava. Através deste blog fizemos campanhas, realizamos audiências públicas, fomos as escolas, enviamos documentos e solicitações a outros órgãos, enfim, fizemos nossa parte. Percebemos que ouve avanços significativos, salvamos vidas e contribuímos para um Apodi-RN melhor, mesmo dentro das dificuldades procuramos fazer a coisa certa. Vejam os resultados do nosso trabalho em números:
Apodi: No Hospital Regional Hélio Morais Marinho, conversamos com Saúde, assistente social que está fazendo todo um levantamento sobre os atendimentos relacionados a acidentes de trânsito, com a mesma já conseguimos colher alguns dados interessantes:

Em 2009: Aconteceram 256 acidentes - Sendo 22 (carro) e 234 (motos).
Em 2010: Até o momento foram 150 acidentes - Sendo 9 (carros) e 141 (motos).

* A maioria dos acidentes acontecem nos finais de semana entre as 14:00hs e 23:00hs.

Obs: Devemos levar em conta a frota de veículos, que provavelmente cresceu muito em 2010. O número de acidentes com motos é bem maior do que com carros, por isso que a fiscalização é maior para os condutores de motocicletas. No entanto, tanto o cinto de segurança como o capacete são equipamentos obrigatórios.


Saúde - Assistente social do hospital

De acordo com Saúde, as principais vítimas de acidentes são pessoas do sexo masculino (cerca de 87%), os quais em sua maioria se identificam como agricultores.

Nota-se que o número de acidentes diminuiu bastante, de acordo com funcionários nos finais de semana o hospital era bastante movimentado devido os acidentes, atualmente, com a fiscalização da polícia militar esses atendimentos diminuíram cerca de 90%. Outro fator que merece destaque á gravidade dos acidentes, antes o número de traumatismo craniano era grande, hoje acontecem apenas vítimas com escoriações leves.

Central do cidadão

Na central do cidadão, onde fica localizado o DETRAN, conversamos com Adailton, chefe do setor de registro, o mesmo nos informou que desde o início do trabalho de fiscalização de trânsito a procura por regularização dos veículos aumentou ("botar em dias"), dessa forma temos uma cidade com a grande maioria de transporte regulares. Com isso cresce o número de arrecadação de impostos que devem revertidos em melhorias para outras áreas sociais.

Adailton do DETRAN

Adailton parabeniza o trabalho da Polícia militar e as melhorias que a instituição trouxe para o trânsito apodiense, no entanto, ressalta que ainda existe muita coisa para melhorar.

Delegacia de Polícia Civil

O escrivão da Polícia civil, "Zé Luis", destacou as melhorias e a conscientização do trabalho de trânsito, informou ainda que diminuíram os inquéritos policiais e os TCOs referente a problemas no trânsito. A última vítima de acidente de trânsito registrado na delegacia foi a de um jovem que trabalhava em uma funerária, o mesmo pilotava uma moto na BR 405 quando perdeu o controle do veículo e caiu batendo a cabeça no asfalto (Uso indevido do capacete). Outro acidente grave aconteceu em uma comemoração da copa do mundo, quando um homem bateu em várias motos que estavam em uma carreata, na ocasião o acusado foi indiciado por lesão corporal, dirigir sem habilitação e infração contra a ordem econômica ( Veículo movido a gás butano - cozinha).

Pontos negativos do nosso trânsito:

1 - Falta sinalização na cidade (todos os tipos).
2 - Políticas públicas de educação e conscientização do trânsito.
3 - Policiais específicos para fiscalizar (DPRE).
4 - Uma maior fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no trecho da BR 405 - que passa dentro da cidade.
5 - Mais semáforos em pontos estratégicos.
6 - As poucas placas que existem estão cobertas pelas árvores ou estão danificadas por vândalos.
7 - Falta de educação de muitos, que nem se quer respeitam as normas existentes.
      Parabens ao capitão carvalho e a todo seu efetivo, por esse belo trabalho, que ele vem fazendo em nossa cidade, Apodi agradece !!!
fonte: por tras das grades rn

Nenhum comentário:

Postar um comentário