Pages

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

BARRAGEM DE SANTA CRUZ A 80% DA CAPACIDADE.


 Os dois maiores açudes do Rio Grande do Norte superaram os 70% de sua capacidade. A barragem Santa Cruz do Apodi, a segunda maior em volume de água, com 600 milhões de metros cúbicos, já chegou a 79,41% e o volume continua subindo, mesmo sem registro de chuvas na região do Médio Oeste. 

Segundo o coordenador da Defesa Civil do Município, Marcílio Reginaldo de Souza, há cinco dias não chove na cidade.Segundo ele, tem chovido bastante na cabeceira do rio Apodi, por isso o aumento do volume da barragem. "Há uma semana, o volume era de pouco menos de 77%", disse.
A sangria da barragem Santa Cruz atinge principalmente a região do Vale. A Prefeitura trabalha como pontos estratégicos o Rio de Zé Bico, Baixa Fechada I e II, Trapiá I e II, Cipó e Juazeiro I e II. "A média de famílias atingidas, entre as comunidades de Santa Rosa e Rio Novo, é de 3 mil famílias", disse Marcílio. No relatório enviado ao governo, as quatro regiões afetadas pelas enchentes - Chapada, Vale, Areia e Pedra - atinge diretamente 12 mil pessoas.

VAZÃO
 
Segundo a Defesa Civil da cidade de Apodi, a tomada d'água da barragem está acima de 10%. Segundo Marcílio, ficou entendido que, sendo necessário aumentar a vazão da tomada d'água, o governo entrará em contato.

Marcílio contou ainda que os barraqueiros que ficam ao pé da barragem, numa área apontada como de alto risco pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), já foram avisados. "Esperamos que o Governo do Estado retire as pessoas das barracas que estão em área de risco, para a nova área de lazer que está quase pronta", contou.

Fonte: Santana Noticia

2 comentários:

  1. bem meu nome é caio sou daqui de mossoro e gosataria de saber, sobre um boato que esta rolando aqui em mossoro que a barragem de santa cruz esta rachada e corre perigo, quero saber se isso é verdade e quantos metros ou paumos faltam pra ela sangrar, por favor envie a resposta pro email caiolopes2010@hotmail.com

    ResponderExcluir