Pages

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Construção da unidade de Beneficiamento de Arroz no Vale do Apodi


Estou muito feliz, de ver um sonho sendo realizado, a construção da Unidade de Beneficiamento de Arroz, sobre o controle dos trabalhadores, gerenciada pela Associação dos Produtores de Arroz do Vale do Apodi, com 54 sócios.

Estamos no caminho certo de preservar um produto regional, pois a história mostra que, o arroz vermelho foi trazido pelos portugueses em 1535, por meio da Capitania de Ilhéus, na Bahia. Foi o primeiro tipo de arroz a chegar ao Brasil. O arroz branco só chegou em 1765, principalmente pelo Maranhão, pois a Coroa tinha orientação de produzir só arroz branco, para os mercados europeus na época, Apodi foi um exemplo de resistência na preservação de um produto regional de excelente qualidade.

É bom lembrar que o dia 6 de setembro de 2010, será uma data que ficará na história da agricultura familiar, como o dia que começou a independência para os produtores de arroz, cansada de viver nas mãos dos atravessadores, agora começa a sonhar com um futuro melhor, pois começou a construção da Unidade de Beneficiamento do Arroz, ao lado da Secretaria de Agricultura - Fazenda Santana, localizado próximo ao bairro Cruz das Almas.

Na procura de manter os costumes e tradição do cultivo do arroz integral ou, como é mais conhecido, arroz da terra e resolver os problemas de uma cadeia produtiva, de uma cultura onde a produção (mão-de-obra) é totalmente organizada e movimentada por pequenos trabalhadores familiares do Vale Apodi é que a Associação dos Produtores de Arroz chegou à conclusão, que para manter essa atividade como forma de empreendimento e agregar valor ao produto, precisavam que o processo de beneficiamento tivesse sobre o controle dos trabalhadores, através de sua entidade representativa e para que isso acontecesse, foi articulado junto à prefeita Goreti Silveira o pedido de doação de um terreno, em benefício da Associação, para que a unidade fosse construída.

A prefeita foi sensível ao atender a reivindicação da categoria produtora de arroz, fazendo à doação do terreno com 2.500 metros quadrados, suficientes para as escalações do prédio, depósito, administração e área de estacionamento.

O projeto é financiado pelo Programa de Desenvolvimento Solidário, que tem como objetivo geral, contribuir para a redução da pobreza e a promoção do desenvolvimento local sustentável. Segundo Bebé, presidente da associação, o valor total do projeto é de R$ 89.000,00 (oitenta e nove mil), onde já foi liberando uma parcela de R$ 31.000,00 (trinta e um mil), faltando à liberação de duas parcelas. Com a primeira parcela começaram com a construção dos galpões.

Saudações: Eron Costa – Secretário de Agricultura

fonte: Blog ApoDiário

Nenhum comentário:

Postar um comentário