Pages

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Fábio Faria sugere ação urgente para despoluir o leito do rio Apodi-Mossoró


A iniciativa do deputado federal, Fábio Faria (PMN) sugerindo ação urgente do Governo Federal no sentido de despoluir o leito do rio Apodi-Mossoró, mesmo antes de se tornar uma realidade, já vem indicando alguns resultados.

Determinadas áreas de Mossoró, sobretudo, nas proximidades do leito do rio Mossoró passaram, praticamente da noite para o dia, a se valorizarem. Em alguns casos a valorização chegou a 100%. É a especulação imobiliária pura.

Mais do que a simples especulação imobiliária, o que existe concretamente é uma grande expectativa dos apodienses e mossoroenses em torno de um trabalho eficaz de despoluição do rio. É chegada a hora de se fazer algo urgentemente.

Fábio foi o único a se lembrar do rio

O deputado federal Fábio Faria (através do prof. Flaviano Monteiro) foi o único parlamentar do Rio Grande do Norte e único candidato nas eleições de outubro passado a se lembrar do rio Apodi-Mossoró. Durante a exibição do guia eleitoral de rádio e televisão, o deputado do PMN esteve em Mossoró e nas margens do rio assumiu publicamente a bandeira em defesa da revitalização do rio.

Este blogueiro pode até estar enganado, mas até onde eu saiba somente o prof. Flaviano Monteiro e o deputado Fábio Faria, que disputaram as eleições no pleito de outubro passado explorou a problemática enfrentada pelo Rio Apodi-Mossoró.

Conheça mais sobre nosso rio

O Rio Apodi/Mossoró é o maior rio totalmente norte-rio-grandense; nasce na serra da queimada, em Luiz Gomes e atravessa a Chapada do Apodi, ao penetrar no município de Mossoró recebe o nome de rio Mossoró, atravessa esta cidade e deságua no Oceano Atlântico, na cidade de Areia Branca, onde recebe o nome de rio Ivipani, seus principais afluentes Umari e Upanema. No início do século XX este rio era a principal fonte de alimento e dele retirada água que abastecia a cidade. A bacia do rio Mossoró/Apodi é a segunda maior bacia hidrográfica do estado, ocupando uma área de 14.271 km², o que corresponde a 27% do território estadual. Ele nasce na Serra de Luiz Gomes, no RN, e é o principal rio dos municípios de Pau dos Ferros, Apodi, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado e Mossoró, desembocando também suas águas no litoral norte do estado; São seus afluentes principais: os rios do Carmo, Upanema e Umarí, os riachos Pitombeira, Taúio, Grande e Bonsucesso, e o Córrego Apodi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário