Pages

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

- Via Ápia prende acusados de desviar recursos de obras do Dnit no Estado


Uma Força Tarefa constituída pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União deflagrou na manhã desta sexta-feira,5, em Natal/RN, a Operação Via Ápia, com o objetivo de desarticular uma quadrilha ligada ao Departamento Nacional de Infra estrutura de Transportes (DNIT-RN) que promovia o desvio de recursos públicos destinados a duplicação da BR-101, no trecho entre a cidade de Arês/RN até a divisa com a Paraíba.


As investigações começaram em maio deste ano e entre os detidos estão membros do alto escalão daquele órgão no RN, além de um funcionário responsável pela fiscalização do contrato de um dos lotes da obra.


Com os trabalhos em conjunto foi possível a identificação das pessoas que faziam parte do esquema criminoso de superfaturamento, desvio de verbas públicas e pagamentos indevidos em obras de infra-estrutura rodoviária realizadas pelo DNIT.


O inquérito policial que lastreou a presente operação apurou irregularidades nas obras de duplicação da BR-101-RN (lote 2), principalmente no que se relaciona a pagamentos de valores superiores ao contratado, medições adulteradas, bem como contratação viciada de aditivo para acobertar a inexecução correta da obra por parte do Consórcio construtor, em conluio com servidores do DNIT.


Nos contratos fiscalizados pela CGU, estimou-se um prejuízo de R$ 2 milhões, valor este que poderá aumentar conforme análise das provas colhidas durante o cumprimento dos mandados de busca.
FONTE:GIROPELOESTADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário