Pages

domingo, 4 de abril de 2010

Caern integra Comissão do RN e Ceará para preservação do aquífero Chapada do Apodi

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) integra a comissão gestora para disciplinar a exploração da água na região do Apodi (Rio Grande do Norte) e Vale do Jaguaribe (Ceará). A próxima reunião da Comissão Técnica de Acompanhamento e Fiscalização dos Recursos Hídricos Subterrâneos vai acontecer nos dias 13 e 14 de abril, em Fortaleza, com diversos segmentos que lidam com água subterrânea. Os aquíferos Açu e Jandaíra são comuns aos dois Estados e estão sendo alvo de estudos para calcular as reservas disponíveis e a quantidade de água a ser retirada no subsolo sem comprometer o lençol freático. O principal objetivo da comissão é evitar a exploração, de forma excessiva, do manancial, discutindo e promovendo ações que permitam o uso sustentável da água.
O aquífero Açu é responsável pelo abastecimento de poços em parte de Mossoró, Areia Branca, Grossos, Tibau e Governador Dix-Sept Rosado. O Jandaíra é utilizado na irrigação de plantas frutíferas, principalmente em Baraúna e também na fruticultura do Ceará, especialmente nos municípios de Limoeiro do Norte, Russas e Alto Santo. A Comissão Técnica liderada pela Agência Nacional de Águas (ANA) reunida em Natal, recentemente, na Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) defendeu a necessidade de formar uma comissão para discutir ações de preservação do aqüífero. A reunião aconteceu nos dias 17 e 18 deste mês, no auditório da Gerência de Desenvolvimento Humano (GDH), na Caern, com participação dos técnicos da ANA, pesquisadores e integrantes das instituições que lidam com água subterrânea nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará.
Para o geólogo Marcelo Queiroz, representante da Caern, o objetivo do encontro foi discutir o resultado dos estudos desenvolvidos pelo consórcio de duas empresas Projetecne e Techne, cujas informações irão subsidiar o Marco Regulatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário