Pages

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Lajedo de Soledade: como fazer turismo assim?








O que vocês acabaram de ver são fotos atuais do distrito de Soledade no Município de Apodi. É exatamente nesta comunidade que está localizado o famoso Lajedo de Soledade. As fotos acima mostram como se dá o acesso ao local.

O Lajedo é famoso não só pelas belezas naturais, mas também pela importância histórica. Considerado uma das formações rochosas mais antigas do Brasil, sua origem remete a 90 milhões de anos, quando os continentes africano e sul-americano ainda encontravam-se unidos. O que num passado remoto era um mar de águas rasas, resultou, na atualidade, na maior exposição de rocha calcária da bacia potiguar, com cavernas e fendas repletas de pinturas rupestres.

Não é necessário ser um historiador ou mesmo um arqueólogo para calcular o valor que o Lajedo tem para a história da humanidade e para o turismo local. É grande a movimentação em Soledade. O motivo é um só: dezenas de turistas viajam até a comunidade só para conhecer o Lajedo. Aproximadamente 100 mil turistas já visitaram o local.

No entanto, o acesso é um dos piores. O lixo tem tomado de conta; a quantidade de entulhos é enorme; estradas que favoreçam o acesso revela-se, por fim, como uma das maiores dificuldades. A situação é de abandono.

Há quem diga que temos um enorme potencial turístico. E aí eu completo, um enorme potencial turístico mal explorado e adormecido. Numa cidade que recebe tanto dinheiro proveniente dos royalties não dá mesmo pra entender por que as coisas são como são.
E antes que digam que gestor A ou B não tem culpa, eu pergunto: de quem é a culpa? Minha? Sua? Não importa de quem seja; importa saber de quem é a responsabilidade de fazer.
FONTE:APODIBAIXODOPANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário