Pages

domingo, 28 de março de 2010

COMANDANTE DO BOPE CONCEDE ENTREVISTA PARA O BLOG DA THAISA GALVÃO E FALA SOBRE A VIOLÊNCIA NO RN.

O Comandante do BOPE da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Major Marcos Vinícios Cruz, concedeu uma entrevista exclusiva ao Blog da Thaísa Galvão e falou sobre os altos índices de violência que estão sendo registrados em todo Rio Grande do Norte e o que a tropa de elite da PM fará a respeito. De toda entrevista, extraímos algumas partes que acho a chave de tudo que foi dito e de tudo que se sabe sobre a violência no Estado. Eis:

Thaisa - Existe solução para a violência apenas com prevenção?
Marcus Vinícius - Não. É uma grande mentira. Quem prega isso está muito bem engravatado e no ar-condicionado, nunca viu um fuzil apontado pra sua cara. Todos os setores além da PM têm que fazer parte do esforço contra a criminalidade. Exemplo: Um determinado bairro da cidade teve aumento do número de roubos à noite. Ruas esburacadas, iluminação precária, problemas estruturais contribuem para que os bandidos atuem. Tudo termina com a Polícia Militar. Onde estão os outros setores? Com relação ao caso de Campo Grande, só a força necessária para combater. E é lógico, que não iremos com flores, afinal não trabalhamos em floriculturas. Iremos, aí sim, preparados para a morte. Só que quem vai chorar não serão as nossas mães, mas as mães de bandidos safados , covardes que passarem e passarão diante de nós, cometendo mal a nós policiais militares e à sociedade potiguar. É assim: A resposta pode tardar, mas não falhará.

Thaisa - O BOPE é uma tropa de extrema violência? O BOPE exagera?
Marcus Vinícius - De maneira nenhuma. Somos preparados para missões específicas, onde nenhum cidadão de bem estará. Quem passa à nossa frente é a escória, os marginais que fazem mal a quem representa o bem. Então, nossa resposta a eles é a força. Contudo, respeitamos o direito de ir e vir, defendemos o tratamento humano, somos frontalmente contra a tortura, aos maus-tratos, a covardia. Nós somos combatentes. Não esperem que o BOPE vá cantando músicas de ninar, passeando no bosque ou coisas do tipo. Vamos pra cima dos bandidos com a força que eles merecem receber.

Thaisa - O senhor teria algo a dizer aos bandidos?
Marcus Vinícius - A eles eu não tenho nada a dizer, com eles, tenho muito o que fazer, eles escolheram a profissão errado e nós- do BOPE, estamos na profissão certa. Nosso lema é “Basta saber quem somos, sem que seja necessário saber o que fazemos“.

Nenhum comentário:

Postar um comentário